Criar uma Loja Virtual Grátis

Desfile Aniversário de Minaçu

Desfile Aniversário de Minaçu


A Escola Maura Coelho Barros participou, mais uma vez, de um desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Minaçu, com a participação de toda a comunidade escolar, no dia 14 de maio de 2016, ano em que se comemora os 40 anos de emancipação política do município. O carro alegórico da nossa escola teve como tema: "A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DE MINAÇU".

Este evento teve como objetivo resgatar os valores cívicos, históricos, culturais e sociais da comunidade. Vamos falar um pouco da história do município.

História de Minaçu

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 pela lei 8.085.

A ocupação da área onde está situado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 1950. Os pioneiros Darcy Lopes e Pedro Coelho de Souza Barros instalaram-se na região do Rio Bonito, utilizando a área para a formação de fazendas de criação. Com o transcorrer do tempo, outros migrantes foram se estabelecendo na região. Assim, o vaqueiro José Cirqueira, empregado de Pedro Coelho, teve sua atenção despertada por um fragmento de rocha esverdeada com saliências que pareciam escamas. Descobriu que estas pedras eram abundante na região denominada Cana Brava, e o proprietário dessas terras, Darcy Lopes Martins, interessou-se pelo achado e resolveu estimar seu valor. Em certa oportunidade, José Porfírio de Souza, procedente de Trombas – município de Formoso –, teve acesso à pedra e a levou para ser examinada por um comerciante de minério. Este, por sua vez, levou o fragmento para São Paulo, onde se fez a análise em laboratório. Ao retornar de São Paulo em 1962, o referido comerciante veio acompanhado pelo Dr. Ginette Milewski, gerente de uma empresa franco-brasileira – SAMA – dedicada à exploração de amianto crisotila, que chegou pronto a adquirir a área de uma das maiores jazidas de amianto crisotila do mundo.

A terra da mina grande

Com o projeto de implantação de um parque industrial da SAMA na região chamada Serra da Cana Brava, os moradores originais doaram uma gleba de suas terras para a implantação de um povoado, que mais tarde foi denominado Minaçu, que em tupi-guarani significa Mina Grande, pelo comerciante Carolino Ranulfo de Carvalho, popularmente conhecido como Reis. O povoamento propriamente dito iniciou-se em 1965 e em 1968 já se verificava a instalação de inúmeros estabelecimentos comerciais, prédios públicos e algumas unidades industriais.

No ano de 1965 a mineradora SAMA obteve a autorização de pesquisa e em 1967 recebeu do Departamento Nacional de Produção Mineral o decreto de lavra e, nesse mesmo ano, instalou uma usina piloto.

Já em 1975, gestões eram feitas para a emancipação política de Minaçu, até então vinculado administrativamente a Uruaçu. Em maio de 1976 foi realizado um plebiscito em que a maioria dos votos foi favorável à emancipação. Pela Lei Estadual nº 8.085, foi elevada à categoria de cidade e sede municipal. SAMA - Mineração de Amianto Ltda Até o final dos anos 1930, o Brasil importava todo o amianto que consumia. No início da década de 1940, começava a ser pesquisada no País pequena jazidas.

Esse quadro começou a mudar em 1939, com a fundação da S.A. Mineração de Amianto SAMA, e a jazida que deu ao Brasil a auto-suficiência no setor foi descoberta em 1962. Depois de vencer dificuldades, inclusive percorrendo mais de 100 quilômetros a cavalo, uma expedição geológica liderada pelo Polonês Dr. Ginette Milewski, chegou à região onde se localiza a mina de Cana Brava, ao lado da qual se desenvolveu o município de Minaçu. O objetivo da viagem era confirmar informações de um comerciante de Trombas, José Porfírio de Souza, sobre a existência na região de estranhas pedras cabeludas.

Fontes:

Wikipédia

Câmara Municipal de Minaçu

 

Imagem relacionada  Escudo de Minaçu

 

 

Hino de Minaçu

Letra: Alice de Almeida Souza

Música: Aline Maria

 Minaçu, Minaçu, Mina Grande

Quão supremo arquiteto edificou

Tantos minérios tu aqui expandes

A fortaleza que Deus premiou

 

Teus alicerces sobre rochas e jazidas

Quantas riquezas repousam no solo teu

Tuas colunas de amianto crisotila

Que sustentáculo a natureza te deu

 

Tu és uma terra gigante

Cheia de pássaros, riachos e luz

Tuas cachoeiras e grutas deslumbrantes

Te amarei para sempre Minaçu

 

Lindas nascentes que geram progressos

Grandes lagos em ti transformou

Mãos humanas que fazem sucessos

Deste um toque de sublime amor

 

Minaçu terra privilegiada

Teus guerreiros são fortes heróis

Desafios desde as madrugadas

Acendendo e apagando os faróis

 

Tu és uma terra gigante

Cheia de pássaros, riachos e luz

Tuas cachoeiras e grutas deslumbrantes

Te amarei para sempre Minaçu

 

Tens no seio brilhante futuro

De um povo querendo lutar

Lutar descobrindo os tesouros

Consolidando a bandeira da paz

 

Calorosa mãe acolhedora

Dá a mesa farta de pão

Brava gente trabalhadora

Com as riquezas do nosso chão

 

Tu és uma terra gigante

Cheia de pássaros, riachos e luz

Tuas cachoeiras e grutas deslumbrantes

Te amarei para sempre Minaçu

 

 

 

Your image is loading...
  Bandeira de Minaçu